Apareça apenas nos eventos ou nas vésperas dos mesmos e quando aparecer procure algo para reclamar, diga que as coisas não estão indo bem, que outros grupos são bem mais organizados. Se, por acaso, assistir alguma atividade do seu grupo, procure encontrar falhas no planejamento e no desenvolvimento da mesma. Nunca aceite uma responsabilidade, uma atribuição, afinal, é mais fácil criticar do que realizar. Se alguém do seu grupo pedir sua opinião sobre um importante assunto, sobre a violência na capoeira, por exemplo, responda que não tem uma opinião formada e depois espalhe como deveriam ser as coisas. Não faça nada mais além do que o absolutamente necessário. Se os responsáveis pela coordenação das atividades estiverem trabalhando com boa vontade e com interesse para que tudo corra bem, afirme que seu grupo esta dominado por um grupelho. Não leia os informativos nem as publicações dos seus camaradas e não se preocupe com os comunicados que insistentemente chegam a sua casa ou em sua caixa de mensagens. Afirme que ninguém publica nada de interesse, ou melhor, diga que as pessoas nunca pararam para ouvir as suas ideias. Se for convidado para assumir qualquer função, recuse alegando falta de tempo e depois critique com afirmações do tipo “esse grupelho só quer mesmo é permanecer no poder”. Quando tiver alguma divergência com alguém ou com alguns segmentos do seu grupo, procure vingar-se com toda a intensidade através de ameaças e acusações contundentes. Sempre que puder, cobre a realização de cursos, oficinas, intercâmbios. Esqueça-se dos seus pares e exija do seu mestre ou professor uma orientação personalizada, individual, afinal, “cada um é cada um”. Exija que a data da próxima graduação seja cumprida á risca. Se isso não acontecer, fique revoltado, esperneie, ameace se desvincular dos quadros do grupo. Se receber um formulário para atualizar seus dados juntos ao arquivo central, não o preencha e se ninguém adivinhar a suas ideias e opiniões, critique e espalhe a todos que você é ignorado. Após todas estas colaborações espontâneas, quando cessarem as rodas, os eventos, as oficinas, as formaturas, quando não tiverem mais viagens, festinhas, intercâmbios, quando você não receber mais comunicados para as reuniões e todas as demais atividades, enfim quando o seu grupo “morrer”, estufe o peito e brade aos quatro cantos com orgulho: “Tá vendo, eu não disse?”.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
terça-feira, 26 de julho de 2011
Valha me Deus e Senhor São Bento!
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Reconhecimento a Mestre Bom Sorriso
Reconhecimento a condição do capoeirista Ricardo Bom sorriso a Mestre de Capoeira
Por: Alex Charles Rocha – Mestre Alex Carcará – Grupo Escola do Mundo – Brasília – DF
08/07/2011
Ser honesto até o fim é a virtude. Nossa capoeira foi fundamentada na hierarquia, na ética e nas tradições do nosso tempo, na nossa história do nosso Brasil. Nossos antepassados da vida e da capoeira.
Capoeira é uma extensão da sua casa e da sua família.
Espelhe-se nos que estão ao seu redor
Receba críticas para que você melhore sempre
Jogue seu ego pela janela e aprenda com as derrotas.
Esteja rodeado de bons influências e de sua família, treine duro.
Seja humilde!
Ser Mestre:
Não é ser o mais forte e sim aquele que possui sabedoria.
Não é ser intocável, mas sim ser tocado com lealdade e aceitar com humildade.
É ter paciência para ensinar o que aprendeu e humildade para aprender o que não sabe.
Não é ser valente mas sim ser mestre em sua própria valentia.
É não temer as más línguas nem amolecer para os discípulos rebeldes e seguir frente, por que seguir é preciso.
Quem faz um lider , são os seus seguidores, não confunda com ditador , que nada mais é , que um lider imposto. Para entender melhor, pergunte a si mesmo quem voce considera seu lider, aquele que te paga, manda, grita, amedronta ou aquele que deixa e faz voce pensar.
Temos estar juntos em nossa comunidade da capoeira e simpatizantes. O que faz com que uma árvore seja fértil e sua raiz. Um Mestre de capoeira é uma raiz que tem que ser fértil para que sua árvore tenha galhos, folhas e frutos. E que suas sementes sejam fértil para gerar outras árvores. Nosso local, nossa cidade, nosso Brasil e o mundo com a capoeira!
Axé e fiquem Com Deus.
Kaô Cabecilê Xangô – Jaguarytogum