quarta-feira, 30 de março de 2011

Fórum Permanente da Capoeira e Sec. de Cultura do GDF









Há algum tempo os capoeiristas do DF estão se mobilizando para estabelecer caminhos mais eficientes para nossas demandas. Isso se reflete nos constantes encontros com o Governo Federal para discutirmos e finalizarmos os direcionamentos do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo a Capoeira, este lançado pelo Ministério da Cultura.

No contexto do DF estabelecemos como prioridade aumentar o diálogo com a Secretária de Cultura. Isso significa esclarecer como estão o cenário atual da capoeira na região, nossas demandas, nossas potencialidades e com isso poder usufruir melhor das ações geridas por esta Secretaria.

Neste sentido marcamos a audiência com o secretário de cultura e uma comissão de capoeiristas avançarmos em nossos objetivos.

  1. Cenário da capoeira no DF;
  2. Políticas públicas do DF;
  3. Ações conjuntas em prol do desenvolvimento da Cultura da Capoeira.
Entre as reivindicações da comunidade de capoeira ao secretário pedimos uma cadeira no Conselho de Cultura do Distrito Federal. Hoje não temos representando da capoeira!

Pedimos também os projetos para "as praças de capoeira" e também o "Centro de Excelência de capoeira". Fomos muito bem recebidos pelo secretário. Agora é trabalhar e organizar a comunidade da capoeira do DF. Já temos projetos para o aniversário de Brasília.
Axé e fiquem Deus.

Mestre Alex Carcará

sexta-feira, 18 de março de 2011

Capoeira nas Escolas - Regional do Guará II

Foi muito bom pessoal!
Vamos prestigiar no 3º encontro!
Salve e Axé

Prezados diretores, coordenadores, professores, grafiteiros e capoeiristas


É com muita alegria que o Núcleo Pedagógico do Guará convida toda comunidade para participar do II encontro de educadores da cultura da Capoeira e do Grafite. O encontro será no dia 18 de março de 2011, às 9 horas, sexta-feira, na Diretoria de Ensino do Guará, QE 38 área especial "D". Participem!

Neste encontro teremos a participação como palestrante do Mestre de Capoeira e Doutor em sociologia, Professor Luiz Renato. Segue abaixo o resumo da palestra e breve currículo do palestrante e em anexo o texto: Desafios Contemporâneos da Capoeira de autoria do Professor Luiz Renato.


CAPOEIRA, TRADIÇÕES E IDENTIDADES

A sociedade brasileira vem, nos últimos anos, reconhecendo cada vez mais a importância da capoeira em seus diversos aspectos. Tal fato tem se refletido na edição de legislação que menciona a luta e a cultura brasileira de matriz africana e destaca sua relevância para a educação e a promoção cultural no país. Exemplos são a Lei n. 10.639, de 2003, e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei n. 12.288, de 2010). O papel de destaque da capoeira nas ações do Estado Brasileiro na área da cultura se consolidou com o Registro como Patrimônio Imaterial, em 2008. É, hoje, consensual entre praticantes e educadores que o ensino da capoeira não pode ocorrer sem a valorização de suas raízes culturais e de sua ancestralidade. Esse cenário, entretanto, coloca alguns temas importantes para reflexão, como o do resgate das tradições e da identidade da capoeira. De que identidade estamos falando? Sendo a capoeira uma manifestação cultural rica e complexa, presente em diferentes regiões e em diversos estratos sociais, em alguns casos temos uma identidade difusa, que se molda à história local e à prática social dos grupos que dela se apropriam. Esse é um debate importante em um momento em que a capoeira se consolida como ferramenta educacional. Incumbe aos capoeiristas e educadores protagonizar a discussão, registrando suas experiências e seus aprendizados em trabalhos comunitários. O propósito da palestra consiste em estimular essa atitude e incentivar a participação.


Luiz Renato Vieira é sociólogo e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Mestre em sociologia e doutor em sociologia da cultura. Dedica-se ao estudo da capoeira, em perspectiva histórica e sociológica, desde a década de 1980. É autor do livro O Jogo da Capoeira - corpo e cultura popular no Brasil e de diversos artigos científicos e de divulgação cultural. Mestre de capoeira, pratica a arte-luta desde o final da década de 1970. Consultor Legislativo do Senado Federal na área de cultura, tem colaborado com diversos órgãos do Goveno Federal na formulação de políticas públicas relacionadas à capoeira. É coordenador do Projeto Comunitário Centro de Capoeira da UnB. E-mail mestreluizrenato@uol.com.br


Atenciosamente,
Equipe Núcleo Pedagógico da DRE-Guará

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA CAPOEIRA

















Vídeos
Deputado Marcio Mari

http://www.youtube.com/watch?v=28v11NlR9Xo&feature=related

Deputado Marcio Mario - Defesa da Capoeira

http://www.youtube.com/watch?v=tMSLWj5L-CM&feature=autoshare

terça-feira, 8 de março de 2011

Romantismo, paciência, paixão, ousadia, força, fé
meiguice, amor, sedução, vaidade, sensualidade, elegância, charme
sensibilidade, e muitas outras coisas.

Lembre que você é uma guerreira e mulher!

8 de março

Dia Internacional da Mulher.