sexta-feira, 18 de março de 2011

Capoeira nas Escolas - Regional do Guará II

Foi muito bom pessoal!
Vamos prestigiar no 3º encontro!
Salve e Axé

Prezados diretores, coordenadores, professores, grafiteiros e capoeiristas


É com muita alegria que o Núcleo Pedagógico do Guará convida toda comunidade para participar do II encontro de educadores da cultura da Capoeira e do Grafite. O encontro será no dia 18 de março de 2011, às 9 horas, sexta-feira, na Diretoria de Ensino do Guará, QE 38 área especial "D". Participem!

Neste encontro teremos a participação como palestrante do Mestre de Capoeira e Doutor em sociologia, Professor Luiz Renato. Segue abaixo o resumo da palestra e breve currículo do palestrante e em anexo o texto: Desafios Contemporâneos da Capoeira de autoria do Professor Luiz Renato.


CAPOEIRA, TRADIÇÕES E IDENTIDADES

A sociedade brasileira vem, nos últimos anos, reconhecendo cada vez mais a importância da capoeira em seus diversos aspectos. Tal fato tem se refletido na edição de legislação que menciona a luta e a cultura brasileira de matriz africana e destaca sua relevância para a educação e a promoção cultural no país. Exemplos são a Lei n. 10.639, de 2003, e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei n. 12.288, de 2010). O papel de destaque da capoeira nas ações do Estado Brasileiro na área da cultura se consolidou com o Registro como Patrimônio Imaterial, em 2008. É, hoje, consensual entre praticantes e educadores que o ensino da capoeira não pode ocorrer sem a valorização de suas raízes culturais e de sua ancestralidade. Esse cenário, entretanto, coloca alguns temas importantes para reflexão, como o do resgate das tradições e da identidade da capoeira. De que identidade estamos falando? Sendo a capoeira uma manifestação cultural rica e complexa, presente em diferentes regiões e em diversos estratos sociais, em alguns casos temos uma identidade difusa, que se molda à história local e à prática social dos grupos que dela se apropriam. Esse é um debate importante em um momento em que a capoeira se consolida como ferramenta educacional. Incumbe aos capoeiristas e educadores protagonizar a discussão, registrando suas experiências e seus aprendizados em trabalhos comunitários. O propósito da palestra consiste em estimular essa atitude e incentivar a participação.


Luiz Renato Vieira é sociólogo e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Mestre em sociologia e doutor em sociologia da cultura. Dedica-se ao estudo da capoeira, em perspectiva histórica e sociológica, desde a década de 1980. É autor do livro O Jogo da Capoeira - corpo e cultura popular no Brasil e de diversos artigos científicos e de divulgação cultural. Mestre de capoeira, pratica a arte-luta desde o final da década de 1970. Consultor Legislativo do Senado Federal na área de cultura, tem colaborado com diversos órgãos do Goveno Federal na formulação de políticas públicas relacionadas à capoeira. É coordenador do Projeto Comunitário Centro de Capoeira da UnB. E-mail mestreluizrenato@uol.com.br


Atenciosamente,
Equipe Núcleo Pedagógico da DRE-Guará