Esse é meu Avô da capoeira. O Meu Mestre Chibata (Raimundo dos Santos Filho) era aluno do Mestre Paraná na adolescência no Rio de Janeiro. Quando criança na ilha de itaparica em salvador, Mestre Chibata foi aluno do Mestre Antônio Diabo. Depois foi para Brasília e fez um grande trabalho de mais de 20 anos e mais de 200 alunos que até hoje estão entre os bambas da capoeira. Aqui está um registro que copiei do blog - http://capoeiradetodamaneira.blogspot.com/2012/01/mestre-parana-oswaldo-lisboa-dos-santos.html . Obrigado pelo registro. Axê!
Mestre Paraná - Oswaldo Lisboa dos Santos
Filho de Cândido Lísboa dos Santos e Albertina Maria dos Santos, foi registrado como Oswaldo, mas foi como Paraná (Mestre) que assinou seu nome na história.
O baiano que nasceu em 25 de Setembro de 1922, escreveu sua história com o som de seu berimbau, viajou pelo Brasil e tocou até na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Participou da peça teatral O Pagador de promessas, em apresentações no Brasil e em Portugal.
Aprendeu Capoeira com Mestre Antônio Corró, ex-escravo baiano.Nos anos 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua esposa Maura Bastos, a quem cantou "Uma noite encontrei uma menina sentada no banco de uma escola, professor tava ensinado o ritmo de Angola, Maura traga por favor a pena pra mim escrever, esta linda melodia, que eu fiz para você(..)"
Com seu Conjunto Folclórico de Capoeira São Bento Pequeno se apresentou por várias partes do país.
Foi o único Mestre de Capoeira a possuir uma carteira da ordem dos músicos do Brasil, como tocador de Berimbau.
Mestre Paraná é também considerado Patrono do Grupo Muzenza, tendo sido o início da linhagem, pois o fundador Mestre Paulão, foi aluno deste grande mestre.
Assim como Mestre Paulão, outros mestres passaram pelas valiosas mãos de Mestre Paraná, entre eles Mestre Mintirinha, Mestre Malhado, Mestre Denis, Mestre Bira Costeleta,que foi seu primeiro aluno, Mestre Pé de valsa, Mestre índio, Mestre Gavião voador, Mestre Marreta e Mestre Polaco, que administra o perfil do Facebook em nome de Mestre Paraná.
Exímio tocador de berimbau, lançou um compacto em 1963, que hoje está disponível no Youtube, já que é muito difícil encontrar o LP para compra. A seguir alguns trechos:
Infelizmente seu berimbau se calou muito cedo, aos 49 anos de idade, no ano de 1972.
Essa matéria é uma sugestão do Mestre Alexandre Batata, a quem eu agradeço pelas carinhosas palavras e pela sua generosidade em contribuir para o meu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário