domingo, 27 de abril de 2014

Valores da vida! Que Deus seja louvado =)



Assistindo o programa ESQUENTA, após me emocionar muito, vi a similaridade entre os relacionamentos que construímos nessa vida.
Eu venho de uma comunidade que é a da capoeira! Desde o primeiro dia que colocamos o pé na capoeira, aprendemos valores de uma família. De uma história de um tempo atrás.
A construção de um povo. Do povo brasileiro que vem da etnia negra, misturado com a indígena, branca e os estrangeiros que formaram quem somos.
Saber que nesse contexto, estamos formando uma família. Os grupos de capoeira são assim. Temos as referências dos mestres de capoeira que disseminam a experiência de uma vida.
Passam para o próximo. Como uma simplicidade de coisas que são como se fosse básica na vida do brasileiro. Capoeira é uma filosofia de vida. Um jeito de ser e viver.
Ter a malícia do ser humano. A inteligência no modo de se caminhar nos seus atos. Sendo um líder, um Mestre de capoeira, tenho que ser inteligente, tem que estudar todos os dias.
Tenho que ser reto nas ações. Para que os outros se espelhem e perpetuem essa capoeira do Brasil.
Voltando ao programa da Globo, esquenta, vejo que as comunidades e os relacionamentos faz com que nas adversidades de uma morte deixa que a força aumenta e faz com que nós tenhamos uma outra ótica de fazer a diferença.
Mês passado, perdi dois alunos de capoeira em uma fatalidade de um acidente automobilístico. Vivi e sofri muito como também vi os que estavam no programa. Como é difícil essa morte!
Eu fiz uma roda de capoeira para celebrar os meus alunos. Com muita energia boa e alegria. Eles fizeram um programa dedicado ao dançarino.
Vivi novamente aquela ação.

O que culminou no que Deus nós proporcionou nesse momento? Fazer com que a vida continue. Fazer o que eu acho que é certo. Continuar o meu trabalho. Fazer com que as próximas pessoas que passarem por mim, sejam felizes. Que se Deus me deu uma forma de ajudar. De ajudar ao próximo. Então fazer e só. Axé a todos. Salve! E fiquem com Deus. Não existe nada maior que Deus. =)

Um comentário:

CANTINHO DA CLARICE disse...

Bom dia querido!
Excelente mensagem. Que Deus continue iluminando seu caminho para que você sempre seja o grande homem e o dedicado educador que é. Parabéns e muito sucesso em suas realizações. Sua mãe que te ama incondicionalmente!