quinta-feira, 5 de maio de 2011

Capoeira no Guará e Secretaria de Educação


“Você cresceu problema seu, eu não cresci é problema meu, meu pai era pequeno e minha mãe também, por favor, não me critique, eu não critico ninguém”

Gigante, o melhor tocador de berimbau do mundo

Saravá a todos educadores do povo, atores sociais, protagonistas da revolução pela educação, fomentadores dos saberes da nação brasileira.

Nós da Regional de ensino do Guará, estamos encerrando neste primeiro semestre, o ciclo de encontros (educação popular) com o curso sobre a história da capoeira. Mas antes, gostaria de fazer uma pequena retrospectiva das nossas primeiras ações.

Agradecendo infinitamente aos palestrantes: Professor Cláudio Queiroz (Mestre Cláudio Danadinho), camarada que deu o pontapé ao movimento no I encontro, Professor Luiz Renato (Mestre Luiz Renato), com sua fundamental participação no II encontro, Professor Luiz Eduardo (repórter e capoerista Luizão), amigo de profissão e de ação, sempre em defesa da educação popular e seus educadores, o Preletor Paulo Cesar, mensageiro da paz . Axé aos quatro, minha gratidão e humildemente ofereço minha força sempre que desejarem. A capoeira me trás vigor, confiança, mas trouxe também a oportunidade de ser sensibilizado com a sabedoria dos camaradas supracitados. Oxalá ilumine seus caminhos.

São tantos mestres, graduados e alunos que passaram por aqui nestes três encontros, agradeço e reverencio cada um. Obrigado a Deputada Rejane Pitanga, ao Deputado Roberto Policarpo, a Deputada Érika Kokay, ao Senador Paim, ao Grupo M.O.S.C.A,a ao Mestre Tabosa, ao Mestre Skysito, ao Mestre Paulão, ao Mestre Gilvan, ao Mestre Dionizio, Mestre Igor, ao Mestre Alex Carcará, ao Mestre Baleado, ao Mestre Huguinho, ao Contra Mestre Geléia, ao ao Contra Mestre Lambão, ao Mestando Tony, Mestrando Caxixi, ao Mestrando Toco, ao Mestrando Mancha, ao Toninho Guerreiro e aos capoeristas: Bruno Gomes, Renata Parreira, Simone Araujo, Emerson da silva, Marta Pepita, Fagner F. de Sousa, Chiquinho, André Felipe, Régis Silva, Diego Araújo, Osmar Antonini, Elehn Lúcia, Fabricio Borges, Pixote, Moacir, Professora guerreira Neide Rafael, Vice-Diretor Paulo Cezar, Diretor Eustáquio, Diretora Verônica Erika Goulart, Vanessa S. Oliveira, Pedro R. Fontes, Angela Amoras, Diego Araújo, Gabriella AlenCastro, Marco Aurélio Braga, Marta Pinto, Marco Castilho, Cristiano Agripio, Eliane Rosa, Fábio Ferreira, Edimilson Brandão, Capite. Agradecimentos à Diretoria: Zeca, Luciana, Livia, Antônio Carlos, Adriane e os demais camaradas do NMP, a Subsecretária de Direitos humanos e diversidade, aos alunos do CED04, todas as orientadoras educacionais do Guará, a Regional de Ensino de Santa Maria. Viva a todos os camaradas, as portas da Regional de ensino do Guará estão abertas para os senhores. Por gentileza, se o nome de algum participante não foi mencionado peço minhas sinceras desculpas.

No III encontro tivemos percussão, roda de capoeira, poesia, palestra sobre a paz com o Preletor Paulo Cezar que emanou luz a todos, apresentação do Grupo M.O.S.C.A, e a palestra em defesa da educação popular pelo Professor Luiz Eduardo, "bate palma para ele, o menino é bom". Os protagonistas palestrantes do III encontro fizeram excelentes participações, para contato liguem na DRE/Guará( 3901-6657) e forneceremos o telefones.

Agradeço também as forças do bem, não visíveis que sempre orientaram os nossos trabalhos. O ciclo do primeiro semestre se concluiu, mas a ação não se encerra. Como disse a Mãe Stella: “A fruta só dá no tempo”...

Axé, quilombola Álisson Rafael

Nenhum comentário: